quinta-feira, 25 de março de 2010

OSWALDO VERANO

Oswaldo Torres Verano era mineiro, de Paracatu, e foi o fundador da primeira escola de artes em Anápolis, para onde veio bastante jovem e formou vários dos artistas que hoje fazem parte de nosso panorama cultural. É considerado o precursor das artes na cidade. Estudou pintura e desenho no Liceu de Artes e Oficio do Rio de Janeiro e freqüentou a antiga Escola Nacional de Belas Artes, também no Rio. Obteve várias premiações e Menções Honrosas em Salões cariocas. Começou a pintar aos 12 anos de idade e seu estilo era o acadêmico. Pintava a natureza, numa expressão de plena beleza e encanto. Morreu em 1986, aos 78 anos de idade. Muito dos bons pintores anapolinos foram seus alunos na Academia Anapolina de Belas Artes.

4 comentários:

  1. Eu tinha 7 anos de idade quando estudei na ACADEMIA ANAPOLINA DE BELAS ARTES,q ficava na rua Manoel da abadia, em Anapolis go,um mês de lápis,passei p/o carvão,e um mês depois passei p/ a tinta,na tinta pintei 2 quadros infelizmente saí,(abandonei)esse foi um grande Homem,descobri no blog e fiquei feliz,hoje tenho 50 anos,e voltei a pintar,meu Email e,gomessmbs@gemail.com,/saudade do prafessor,OSWALDO VERANO.um abraço a todos, com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje me lembrei do ilustre professor que durante 30 dias, apenas 30 dias, me ensinou a desenhar naquele grande caderno de desenho. Por algum motivo que não até hoje, meu pai me tirou da escola. Mas a lembrança ficou. Me lembro bem dele me chamando a atenção pelo traço mal feito, mas sempre muito atencioso com os alunos. A ele minha eterna gratidão por esse breve momento de alegria.

      Excluir
  2. Eu também tive a honra de ser aluna do mestre Osvaldo Verano, da Academia Anapolina de Bela Artes. Onde aprimorei arte de desenhar, com grafite e carvão.Ainda uso a maleta de madeira que comprei dele.Hoje sou Bacharel em Artes Visuais (UFG).

    ResponderExcluir
  3. Hoje fiz a inscrição das minhas filhas ,não terão ele como mestre mas espero que daqui alguns anos possam ler estas publicações e também relatar o conhecimento que irão adquirir com gratidão. Adorei ler os relatos e conhecer a trajetória de cada um.

    ResponderExcluir